Medellin: o Metrô e os “metrocables”

Mobilidade urbana é fator decisivo no planejamento da Cidade. O Metrô de Medellin, único na Colômbia, pois Bogotá ainda não tem este tipo de transporte, é o grande determinante de integração desta cidade, referência de muitos planejadores urbanos.

O Metrô, que está espichada no Valle de Aburrá, estrutura o seu transporte coletivo. Ele tem 32 quilômetros de extensão e duas linhas: a Norte-Sul, que segue o Rio Medellin (muito cheio esta época do ano), e a Oriente-Ocidente.

Transporta cerca de 500 mil passageiros dia e o custo da passagem é de quase US$ 1, ou seja, cerca de R$1,60, incluído sua integração com o metrocable! E não é subsidiado, mas também não foi privatizada a sua concessão; é administrado pelo poder público.

 

Os metrocables que sobem as comunidades são integrados à rede do Metrô de Medellin, bem como alguns microônibus. Aliás, foi a própria companhia do Metrô quem os fez, e que administra toda sua operação.

Na comunidade de Santo Domingo a subida, por metrocable, é usada por cerca de 30 mil passageiros diariamente. Todo o Metrô de Medellin é de superfície, porém suspenso por toda cidade.

Maravilhoso, pois não se fica enterrado no subsolo, sem perder sua passagem direta, e sem cortar a cidade no que diz respeito ao trânsito de pedestre. A estrutura suspensa não assusta, ao contrário, é bem integrada à Cidade.

Suas estações têm arquitetura padronizada, simples, limpíssimas, coloridas, claras, servidas por largas escadas e elevadores, e amplas, muito amplas. O chão das estações é de marmorite claro, extremamente bem feito, e suas paredes de tijolinho; seus tetos são sustentados por estruturas tubulares coloridas, sempre vazado para entrar luz e ar.

Nada de delírios arquiteturais. Tudo simples, amplo, claro, limpo e funcional, fazendo com que os passageiros se sintam muitíssimo bem no Metrô de Medellin.

Como foi dito nas postagens anteriores que fiz sobre esta Cidade (Parte 1/ Parte 2 / Parte 3 / Parte 4), há um princípio de se investir no espaço público bem cuidado. O Metrô de Medellin é parte integrante deste espaço, com suas estações confortáveis, suspensas, e que não impactam o espaço urbano.

Tudo isto é planejado, muito planejado. Agora, a AREA, órgão metropolitano do Valle de Aburrá, que é, por 30 anos, a autoridade metropolitana na qual Medellin se integra, está fazendo o planejamento estruturante para 2030!

Inclusive para o transporte coletivo, em cujo serviço de transporte o Metrô é integrante. Isto tudo aqui, em nossa vizinha Medellin. Um modelo de planejamento, e profissionalismo no trato com a Cidade. Muito mais além das políticas circunstanciais um mandato de Governo.

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