Demolir, demolir, demolir e privatizar o patrimônio público!

Será hoje, às 18 h, a audiência pública promovida pelo Estado do Rio de Janeiro para fazer a privatização do Complexo Esportivo do Maracanã.

Esta proposta engloba as demolições de uma escola pública municipal exemplar – a Friedenreich -, de um prédio histórico centenário, doado à causa indigenista e a destruição de pistas de atletismo e uma piscina pública construídas com recursos públicos municipais. Tudo para fazer shopping, estacionamento e equipamentos de ajustes para a obra bilionária do ex-Maracanã internacionalizado.

O complexo do Maracanã deveria ser da Cidade do Rio. O Estado do RJ nunca o devolveu ao Rio desde a fusão. Ignorando tudo e todos, o Estado impõe aos cidadãos da cidade os desejos e os padrões megalomaníacos da FIFA e do COI ou usa este argumento para realizar a venda de mais este bem público, patrimônio da cidade.

Não estarei na audiência pública para protestar, pois irei à noite, para Salvador, onde, amanhã, participarei de Seminário, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), “Urbanismo na Bahia – A Produção da Cidade e a Captura do Público (!)”.

Contudo, minha participação está consolidada nas denúncias e nos protesto que venho fazendo, há quase um ano, através de inúmeras matérias em meu blog sobre este anunciado abuso governamental.

Embora acredite que a mobilização na audiência será grande, especialmente porque atinge a demolição de uma escola exemplar, desconfio que, mais uma vez os governos executivos municipal e estadual farão ouvidos moucos aos gritos da população.

Afinal, não foi o prefeito quem declarou, na Câmara, no último dia 05, que ele está completamente legitimado pela sua eleição histórica do dia 7 de outubro?

Portanto, ele não está nem aí para o nosso patrimônio público! O importante é que alguns se deem bem, a pretexto, sempre, da Copa e das Olimpíadas!

Veja todas as matérias, especialmente as que destacamos abaixo:

Maracanã: futuro incerto de um patrimônio público cultural da Cidade do Rio (12.07.2012)

Nem ‘Rio +20’ salva: reforma do Maracanã derruba mais de 100 árvores no estádio (22.06.2012)

Maracanã: destino incerto, dinheiro certo (09.02.2012)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. É realmente inacreditável.

  2. Cristina Reis disse:

    Soube que a audiência pública, o bicho pegou… É isso, o Povo na rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese