O abandono dos museus do Rio

Ao tempo em que o Rio comemora do título de Paisagem Cultural da Humanidade, vale a ler o comentário do Prof. Nireu Cavalcanti acerca da reportagem de “O Globo”, sobre o Museu mineiro Mariano Procópio, e seus comentários sobre os museus similares na Cidade Maravilhosa.

Confira:

“Competente Renata Monti

Parabéns pela importante matéria sobre o abandono do Museu Mariano Procópio. Os nossos Republicanos (antigos e contemporâneos) têm ódio pela história do Império brasileiro. Mas adoram ser recebidos pelos reis e rainhas, principalmente, a Rainha Elizabeth.

Não sendo impertinente: na matéria você cita a museóloga Magaly Cabral, diretora do Museu da República, no Rio, e sua opinião.

Nela, fala Magaly: `Por essa maravilhosa coleção, de valor nacional e até internacional, o Museu Mariano Procópio merece ser restaurado e reaberto ao público, para que ele cumpra a sua função social´.

Lindas e demagógicas palavras da mãe do governador Sérgio Cabral, que abandonou o nosso Museu do Primeiro Reinado, instalado na casa que D. Pedro I, que reformou-a para sua amante Marquesa de Santos. Poucos museus têm esse privilégio de ser instalado em um belo prédio, que pertenceu ao fundador do império, e que é o homenageado.

O MUSEU ESTÁ ABANDONADO … PORQUE O SENHOR GOVERNADOR QUER ESVASIÁ-LO PARA MONTAR O MUSEU DA MODA!!!!!!

Por que a senhora piedosa com o museu de Juiz de Fora não fala com o filho, para não destruir o patrimônio Carioca?

Sugiro que o jornal faça uma matéria sobre o abandono de nossos museus e proponha ao Governador e a museóloga Magaly Cabral, que instalem o Museu da Moda, no prédio em ruína, que abrigou o MUSEU do ÍNDIO, em São Cristóvão/Maracanã. É uma boa oportunidade de salvar aquele belo prédio.

Atenciosamente, Nireu Cavalcanti.
Apaixonado pela cidade do RIO”

Em tempo, nesta terça-feira, dia 10 de julho, o Editorial do jornal “O Globo” teve como tema a “Leniência na preservação da História”, sobre o abandono de museu em Juiz de Fora na retratação da política oficial para o setor.

Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese