Plano de Arborização do Rio

O plano do Plano de Arborização do Rio foi apresentado no último dia 11, na última reunião do ano do CONSEMAC (Conselho Municipal do Meio Ambiente), pelo representante da Fundação Parques e Jardins, nossa desprestigiada autarquia, que teria como função cuidar das árvores da nossa cidade.

O Plano de Arborização está previsto no art.183  II do Plano Diretor da Cidade, junto com mais 17 diretrizes “estruturantes de áreas verdes”, nenhuma sequer iniciada. Agora temos a promessa de um Plano de Arborização das áreas públicas e a promessa de divulgação do seu processo de discussão com quem interessar possa.

Vamos aguardar a divulgação do plano do plano no site da SMAC, e da Fundação Parques e Jardins, pois lá ainda não consta sequer o que foi apresentação na reunião do CONSEMAC.

Ainda no governo César Maia, a Fundação Parques e Jardins perdeu para a Companhia de Lixo da Cidade (COMLURB), a “competência” para fazer a poda das árvores, assunto que é uma dor de cabeça para a população. Perdeu não, lhe foi arrancada esta função.  

No Governo Paes, presenciei no CONSEMAC uma declaração do secretário de Meio Ambiente de que a volta da competência integral dos cuidados com as árvores à Fundação Parques e Jardins era assunto superado – seria mesmo da Comlurb.  

Espantoso e lamentável. Afinal, sabemos que, apesar dos esforços, a companhia de limpeza pública tem muito que se concentrar, ainda, em implantar o lixo reciclável, para depois ter como se concentrar na forma de podar e cuidar das nossas árvores.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. cristina maia disse:

    A “poda”da COMLURB não pode ser chamada de poda, é antes um assassinato da árvore sem qualquer critério técnico. Vamos virar São Paulo com árvores caindo com qualquer vento. Arborização é piada do prefeito, destruiu aqui em laranjeiras uma área de proteção, derrubou uma amendoeira de 80 anos na paissandu porque os moradores reclamaram que “soltava muitas folhas” . O movimento é “me engana que eu gosto”, desviando a atenção , “do tipo” : “planta umas arvorezinhas para deixar os ecochatos felizes”. Em tempo um FELIZ NATAL E UM 2013 PRODUTIVO. PARABÉNS PELO MANDATO QUE CUMPRE COM AS OBRIGAÇÕES DE UM VEREADOR DE FORMA HONROSA.
    CRIS

  2. Cristina Reis disse:

    O pior, é quando a COMLURB precisa de biólogos ou de técnicos em assuntos ambientais, vão procurar aonde? Na Fundação dos Parques e Jardins. Coloco como sugestão, que antes de um Prefeito ser eleito, deveria fazer um curso de Administração e Gestão Pública. Eleger um Executivo que não conhece e nem sabe como administrar uma cidade para a população, devem ser considerados como fatores decisivos para que tenhamos uma cidade bem planejada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese