Transcarioca aos olhos do carioca Hugo

Conheçam a interessante avaliação urbanística de um carioca, descrevendo o que não está concluído neste corredor de transporte que atravessa o Rio. Muita coisa ainda precisa ser feito, como o plantio de árvores para substituir as que foram arrancadas, calçadas decentes e passagens para pedestres. Por email, o atento cidadão sugere blogs com muitas fotos sugestivas.

É uma das obras que custou imensos recursos e não pode ser deixada sem o seu agenciamento urbanístico. Vale a pena ler todo o texto e fixar o registro de quem conhece e vive o local.

“Cara Sonia, vi em seu site informação desatualizada sobre a Transcarioca e a Zona da Leopoldina e posso lhe garantir que, como morador de Ramos, nada melhorou e, pelo contrário, piorou a situação da região depois da implantação deste corredor de BRT.

A Transcarioca (…)passou pelos bairros da região piorando a sua implantação com a ocupação das poucas vias existentes para locomoção nos bairros, tornando frequentes engarrafamentos que antes não existiam, removendo e isolando praças e entregando terrenos baldios sem funcionalidade cívica, estimulando a ocupação ilegal dos mesmos, como já vem ocorrendo por usuários de drogas e atividades comerciais ilegais.

ramos

Engarrafamentos: os efeitos colaterais do BRT Transcarioca

Cito como exemplo os terrenos resultantes de desapropriações na Rua Cardoso de Morais: duas grandes áreas interligadas por becos, completamente abandonados, resultantes da obra do BRT Transcarioca.

Como sugestão a ser encaminhada à Câmara de Vereadores e à Prefeitura, por que não aproveitar o terreno à Rua Cardoso de Morais n° 599, em Ramos, para uma academia da terceira idade e uma praça infantil, como é normal em qualquer praça da cidade e o grande terreno à Rua Cardoso de Morais n° 509, em Ramos, para abrigar a primeira Unidade de Ordem Pública da Zona da Leopoldina?

Garanto que nenhuma região da cidade tem uma necessidade maior de ordem pública do que a Zona da Leopoldina. Nada adiantará políticas de alteração de gabarito  e estímulo à ocupação se não alterarem a imagem destes bairros aos olhos da sociedade com segurança e com bastante ordenamento público.

Quanto aos outros impactos da Transcarioca, é notório que não houve qualquer preocupação quanto ao entorno da obra, e isso está cada vez mais público:

“Impactos da Transcarioca no bairro de Ramos” – Blog Vi de Errado

“Passarela sobre Transcarioca, no Rio, preocupa usuários da via” – CBN

“Em Ramos, buraco na grade do BRT Transcarioca vira passagem para pedestres e até bicicleta” – Jornal “Extra”

” Buraco ao lado de viaduto do BRT Transcarioca, em Ramos, é cercado, mas não tem dono” – O Globo

“Obra parada em Ramos provoca gargalo em subida de viaduto e risco de acidente” – O Globo

“Passarela em Ramos está abandonada, com sujeira e tem problema de iluminação” – O Globo

Mesmo projetos anunciados, não resultaram em nada:

“Urbanismo aliado ao transporte propõe remodelar Bonsucesso” – Jornal “O Dia”

“Oficina propõe repensar e sugerir melhorias em ruas próximas ao BRT Transcarioca em Ramos e Madureira” -ITDP

E concluindo, acho que está na hora de defendermos a implantação do Parque Leopoldina, aos moldes do Parque Madureira, que pode ser construído no entorno da Rua da Regeneração, utilizando os enormes imóveis vazios e degradados da região para inserir um parque para atender a zona da Leopoldina em lazer, esporte e cultura, e um grande pulmão verde para a Avenida Brasil.

Os bairros da Leopoldina não possuem uma área voltada a estas necessidades, devido ao seu adensamento em contraponto ao volume de empreendimentos comerciais abandonados.
A população da região é carente destes espaços: 

“Avenida Brasil fechada se transforma em área de lazer no Rio” – Site G1

E isso libera estes pequenos espaços abandonados pela prefeitura apos a obra da transcarioca para atividades de prevenção e segurança pública, como uma Unidade de ordem pública disposta no início do e-mail, já que os indicadores de criminalidade da região são altíssimos.”

Assinado Hugo

Registro dos terrenos abandonados citados no texto:

20141120_152316 20141120_152742

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3 Resultados

  1. Tudo que e novo, sempre precisará de ajustes. No caso por onde anda as associações de moradores. Os BRTs, já deviam estar funcionando a mais de 40 anos, quando o prefeito de Curitiba, ofereceu a ideia ao então governador Brizola e ele ficou de pensar. O sistema BRT já é um sucesso, batendo recordes a cada mês e veio para priorizar o transporte publico, tão reclamado por tantos em meados do ano passado, lembram?.

  2. Interessante e merece ser levada em conta a manifestação da cidadania. Apenas o traçado da TRANSCARIOCA NÃO RESOLVE NADA; É PRECISO CUIDAR DO ENTORNO.

  3. Nome*silma disse:

    Nasci e fui criada em Ramos… Minha mãe ainda mora lá. Fiquei perplexa com a construção de uma “perimetral” no bairro para o BRT! Principalmente depois de tanto ouvir que aquele trambolho enfeiava a área do porto! Mas em Ramos parece que “não enfeia”! Logo esse lindo subúrbio, local de tantos portuguese e judeus, marcado por suas construções algumas até em estilo art decô! A Prefeitura deveria ter pelo menos, para suprir o monstro que ali instalou, incentivado os proprietários a recuperar suas fachadas usando redução do iptu ou outros incentivos.

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