Liminar de paralisação de demolições e derrubadas de árvores

Tenho discutido o que vem acontecendo com a Ilha de Bom Jesus (Fundão) há um bom tempo. Nesta terça-feira, 02, fomos surpreendidos com uma boa notícia: uma liminar que paralisa as obras e o desmatamento realizados pela General Electric na Ilha, resultado de uma Ação Popular ajuizada por um dos moradores da região.

Aproveitando o ensejo, demos entrada em dois projetos de lei que podem garantir a preservação da Ilha:

– O primeiro inclui a Ilha de Bom Jesus na lista de sítios de relevante interesse cultural e paisagístico da cidade do Rio de Janeiro. (Confira)

– O segundo declara a Ilha de Bom Jesus como Área de Especial Interesse Cultural, preservando a Ilha como área pública de lazer e esporte.(Confira)

Atuação legislativa

A preservação da Ilha tem sido um dos objetos de empenho de minha atuação legislativa, marcada não somente por ações do mandato, mas também constantes visitas à região e mobilização com os moradores.

Hoje, aquelas terras públicas que, ratifico, pertencem à população do Rio de Janeiro, estão envolvidas no polêmico objetivo da Prefeitura em comprar do Exército uma área equivalente a 47 mil m2 da Ilha de Bom Jesus para doá-los, gratuitamente, por um século (!), à multinacionais.

Além da perda de suas casas, os residentes se viam ameaçados pela destruição de uma área ecologicamente preservada há mais de 100 anos, com a pretendida implantação das empresas, e o corte de centenas de árvores, inclusive de pau-brasil, nativas da região. Tudo isso com o falso nome de “Distrito Verde”.

Confira também:

Nossos requerimentos enviados aos seguintes órgãos :

Iphan / Ministério Público Federal / Secretaria de Meio Ambiente

Artigo do jornalista Elio Gaspari :

A privataria quer bicar o Fundão

Discurso no Plenário da Câmara Municipal do Rio:

Entenda mais sobre a questão. Clique aqui.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Doutora Sonia Rabello,
    Mais uma vez, concordo em gênero, número e grau com suas palavras e ações.
    Realmente, seu mandato é sua melhor campanha.
    Quisera eu, ao menos poder usar todos os dedos de minhas mãos para contabilizar mais vereadores com sua atuação.
    Por isso, espero que depois de seu próximo mandato como vereadora, seu exemplo se amplie para o Congresso Nacional e possa despertar corpos desacostumados ao batente e mentes poluídas pelo delírio de poder sem autoridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese