Sancionada e publicada nova lei sobre ONGs

Publicada nesta sexta-feira, dia 1º de agosto de 2014, a nova lei sobre parcerias com ONGs, agora denominadas de Organizações da Sociedade Civil – OSC.  

Ela estabelece no sistema jurídico dois aspectos relevantes: o primeiro aspecto é a introdução no regime de direito administrativo duas novas espécies de contrato/acordo, entre o Poder Público e as OSCs (ONGs), acordos estes que a nova lei denominou de termo de colaboração e termo de fomento.

O ponto importante da lei é que para estes “contratos” não se usou a palavra contrato, apesar destes “termos de colaboração e termo de fomento” terem, ontologicamente, natureza contratual. E por quê? Por causa do segundo aspecto introduzido pela lei: a de afastar a aplicação da lei geral de licitações (lei 8666) para esses acordos entre o Poder Público e as OSCs (os termos de colaboração e termo de fomento).

Mas, verdade seja logo dita, a nova lei não deixou tudo livre, ao deus-dará. Ao contrário. Ela vem estabelecer todo um novo regime de seleção pública a ser aplicado para estas contratações, sob a forma de termo de parceria e termo de fomento.  Isso é uma grande vantagem, já que, conforme vimos no blog do dia 31 de julho, a situação estava mesmo uma vergonha institucional.

Uma análise da nova lei virá na próxima semana em nosso blog.

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Olá gostaria de saber mais sobre ONGs ou OSCs. O que é permitido ou não pela lei no caso de instituições voltadas para educação, convívio social e terapia ocupacional.

  2. Tenho um duvida: as empresas que prestam serviços para órgão Públicos através de Convênios não PODEM emitir Nota Fiscal?

  3. Nome*Mário disse:

    Ilma Sra

    Afinal, a lei entra em vigor a partir de qual data?

  4. Qual a importância da mudança de ONG para OSC?

  5. Cara Sonia. Em meu estado (RO) temos uma legislação estadual Lei 1322 de 01.07.2013 que regulamenta as relações de transferencia e controle do Estado com as organizações civis. Tem um regramento para o credenciamento em sistema próprio (SISPAR) e o formato de titulação – OS, OSCIP e UP. Com a nova legislação federal itens como tempo de existência e atuação para receber convênios e termos de parceria e outros devem ser modificados? Abraços

  6. Com a nova lei o municipio, estado, e a união poderá continuar a fazer convênio com OS, ONGs???? e também realizar termo de parceria, termo de colaboração, termo de fomento???? ou a administração publica não poderá mais firmar convênio com as ONGs…..

    Obrigado

  7. Boa Tarde

    Foi bom ver este comentário sobre a lei 13019/2014, pois trabalho no setor público e estamos formando uma comissão para estudar e analisar a lei que versa sobre o novo marco regulatório das organizações da sociedade civil. Estou preocupada no sentido de como passar isto para as nossas entidades e como comerçar este trabalho, estou muito preocupada. Sou funcionária de carreira e todos os convênios são conferidos por mim, por isso sei que vai sobrar este abacaxi pra mim.
    Obrigado!
    Maria de Lourdes – Itabira/MG

  8. Sonia Rabello disse:

    Obrigada a todos pelos comentários.
    Esclareço que, pela que entendi em uma análise preliminar, as OSCIPs continuam a existir e a se regular pelas leis próprias.
    O termo OSC para a ser o termo genérico que abrange não só as OSCIPs, como também todas as Associações Civis (3º) setor. Enfim, todas as ONGs, que agora podem ser chamadas de OSC, e que nada mais são dos que pessoas jurídicas de direito privado, criadas como associações civis, com objetivos específicos em determinados ramos de trabalho.

  9. Como ele burlam a Lei? com toda essa Lei nova, será que ainda darão golpe no dinheiro público? Vamos acreditar que não. Veja o caso do Ex. Secretário da SMDS?

  10. Nome*Paulo disse:

    Com a criação das OSCs, como fica a situação das OSCIPs?. Qual é a diferença entre ambas?.

  11. Excelente trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese