A Perimetral e o BRT

A ativa vereadora Andrea Gouvêa Vieira, em sua carta do mandato desta segunda-feira, 24, denuncia que em três meses do início do funcionamento do BRT na Barra da Tijuca/Guaratiba já houve acidentes que resultaram na cifra astronômica de cinco mortes e outros tantos feridos.  Um comprovante de que a pressa é não só inimiga da perfeição, mas também de um bom serviço público, efetivo e eficaz.

Muito bem. Essa mesma Prefeitura que na implantação de uma simples separação de via para um BRT não consegue fazê-lo com segurança, está propondo a mega demolição do tronco viário da Perimetral, ao custo de mais de R$1 bilhão, para construir uma outra via rodoviária, sob a forma de mergulhão. 

E mais, quer colocar o resto do trânsito da Perimetral ao nível da Avenida Rodrigues Alves, e de outra rua paralela à esta, que está sendo criada.  Ou seja, a Prefeitura não está tirando a Perimetral para colocar transporte ferroviário ou metroviário, mas para substituir o rodoviário aéreo pelo mesmo antigo rodoviário, só que pior, subterrâneo e ao nível da rua.

Isso seria bom para as vistas (!?), mas péssimo para os pedestres, especialmente quando vemos que a Prefeitura não consegue administrar a gestão de um simples BRT em relação aos transeuntes.

Os vereadores aprovaram por lei o Porto Maravilha, sem perceber, como de costume, que deram autorização para a absurda demolição da Perimetral.  Isso sem nenhum debate com a população, que hoje esperneia contra esse abuso.

Para que o assunto seja mais debatido é que propus, na última quinta-feira,  dia 20, a modificação da lei do Porto “Maravilha”, para retirar do projeto a autorização para a demolição da Perimetral.  Esta é minha contribuição à efetiva reabertura deste importante debate na cidade.

Veja a seguir o mapa da área:

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3 Resultados

  1. Parabéns, vereadora Sonia Rabello,

    O projeto de demolição da Perimetral é um assalto ao dinheiro público. Implica em jogar no lixo o custo total da construção do viaduto, o custo da demolição e o custo da construção do via subterrânea. É um acinte ao bom senso e uma violência contra o contribuinte. Temos que organizar um movimento contra a demolição e mover uma ação popular contra a demolição para impedir que mais esse escândalo seja implantado em nossa cidade apenas porque o atual prefeito fascista considere o viaduto feio para os olhos dele. Feio mesmo é ver nossa cidade desfigurada e com retenções e quase todos os pontos em função de uma obra que vai criar mais transtornos ainda para o pobre cidadão pagador de impostos.

    Cordialmente

  2. Parabéns pela iniciativa ! Acho um absurdo destruir uma estrutura tão necessária que auxilia na fluidez do tráfego que liga o Aterro do Flamengo até a saída da Ponte Rio- Niterói. Se as autoridades acham que a Perimetral é um ” monstrengo ” e escurece a Av. Rodrigues Alves, Por que não destruir toda a VELHARIA dos ARMAZÉNS do CAIS, substituindo por dois ou tres mais novos abrindo, assim, espaço e claridade no Cais e por um custo MUITO MENOR!
    Já o BRT , é só desviar um pouco do caminho planejado, por São Cristóvão e fazer um acesso na transversal da Leopoldina. ISSO, POR UM INVESTIMENTO MUITO INFERIOR. Não entendo porque não há nenhum ILUMINADO que enxergue isso!

  3. Excelente iniciativa!
    A contradição é enorme: se o “Porto Maravilha” vai abrigar tantos novos prédios, não só a retirada da Perimetral é incoerente como não faz o menor sentido insistir no transporte rodoviário individual (carros) ou mesmo coletivo (ônibus).
    O que a região precisa é de um metrô, como tenho proposto em O Rio guina… para o futuro!
    Parabéns, vereadora, conte com meu voto!

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