Planejamento de trânsito e de transporte no Rio: quem o faz?

O anúncio de fechamento ao trânsito de qualquer veículo em parte da  Avenida Rio Branco a partir do próximo sábado é surpreendente! Quem decidiu? Como foi planejado? Qual o efeito além da foto aprazível do local?

transito

Inúmeras têm sido as decisões administrativas de grande impacto concernentes à mobilidade urbana no Rio: trânsito e transporte coletivo.  

Coloquemos como marco inicial a derrubada da Perimetral – a um custo de quase R$ 1 bilhão – entre a sua derrubada e a construção de outra via automotor subterrânea para a sua substituição. Depois seguiram as intensas alterações de trajetos dos ônibus e a retirada de inúmeras outras linhas; a proibição, em várias áreas, do transporte alternativo de vans; a implantação dos BRTs com a eliminação de linhas intermediárias e, finalmente, a construção do VLT em uma parte central do Rio, com a eliminação de parte de trânsito naquele local.

A pergunta que fica é: onde está o planejamento de tudo isso para que possamos compreender aonde estamos e para onde vamos em matéria de trânsito e transporte coletivo e individual?  

Qual o projeto de articulação do transporte coletivo municipal com o transporte de trens e metrô, sob a gerência do Estado e que se encontra caótico?

Fazer todas estas alterações substantivas na Cidade, sem clareza de qual o planejamento que elas atendem é, no mínimo, temerário, já que, nada passou pelo natimorto Conselho Municipal de Transporte, que nada informou sobre o que decide ou decidiu, enquanto funcionou, precariamente na Cidade do Rio.

Após as Olimpíadas, que a tudo estão a justificar, veremos qual o “legado” de mobilidade urbana que a população do Rio terá que enfrentar! 

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1 Resultado

  1. O legado em mobilidade, serão os BRTs e VLT, que vão transportar cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas/dia. Enfim a chegada do Metrô na Barra. Todos se interligando com Aeroportos, Trens e Barcas. Duplicação de vias (Joá, Abelardo Buenos, Salvador Allende, Ligação Recreio / Deodoro, região do Porto e etc). A maior malha de ciclovias da América Latina.

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