Educação pública e de qualidade

De forma sensata, a educadora Suzana Gutierrez destaca que a luta da classe vai além do Plano de Cargos e Salários.

A professora critica a falta de discussão sobre a pauta pedagógica, a realidade das escolas e creches no Rio, questiona os índices de aprendizagem “otimistas” vangloriados pelo poder público, além ressaltar que o Projeto de Lei enviado pelo Executivo à Câmara Municipal trará consequências que comprometerão o futuro não somente dos educadores mas também de milhares de alunos da rede pública.

EDUCAO LUTO

Confiram trechos da sua abordagem:

Pauta pedagógica

“Não se trata só de uma discussão do Plano de Cargos e Salários.Nós temos uma pauta pedagógica enorme e o governo, infelizmente, congelou essa discussão, sempre com uma postura muito autoritária, muito prepotente, demonstrando (…) um desconhecimento profundo do que é a realidade das escolas e creches da Cidade do Rio de Janeiro.”

A falta de estrutura e os índices de aprendizagem

“Em nossas escolas nós temos péssimas condições de trabalho, há problemas gravíssimos de estrutura (…) que impedem o funcionamento das mesmas. As salas são superlotadas, há uma imposição de metodologia para que os nossos alunos não aprendam, isso é um fato, e basicamente essa proposta que o governo envia agora à Câmara ataca a carreira profissional de todos da Educação, merendeiras, agentes auxiliares de creche,agentes educadores, secretários escolares,agentes administrativos e o conjunto dos professores (…).

“Os índices de aprendizagem dos alunos nós sabemos que é uma farsa. São índices fabricados para mascarar uma aprovação automática que existe dentro da rede prejudicando os nossos alunos.”

Graves consequências

“É importante mais uma vez ressaltar, além de um problema de ataque à profissão dos educadores, esse projeto representa uma destruição da escola pública porque legitima a figura do professor polivalente e (..) uma série de outras políticas que só servem para que os nossos alunos não tenham direito ao conhecimento e a um ensino de qualidade que eles merecem.”

Confira a íntegra:

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